Filme a Linguagem do Coração Direito SEUNE 2018.2

Filme a Linguagem do Coração Direito SEUNE 2018.2
Responda as questões a baixo

1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?

2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?

3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?

4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?

5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?

6- Como se dar a educação da menina?

7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?

8- Quando ela encontro-se com seus pais, quais são as palavras que elas querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?

9- Como ela conhece a morte?

10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?

Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme.

Comentários

  1. 1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?

    Uma reflexão muito grande pois, hoje em dia as pessoas não estão preparadas para lidar com essa questão, imagine a séculos atrás. A questão da rejeição demasiada, da falta de entendimento e o poder que a fé em Deus demonstra na esperança do melhoramento da Marnie.

    2. Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?

    A primeira comunicação não foi nada amigável, ela grita, debate-se e não permite que penteiem o cabelo dela, dêem banho e troquem a roupa que ela está vestida, bastante agressiva, acaba fugindo e causando transtornos.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Por ser muito agressiva, incomunicável, e por ser além de surda, cega e no convento só aceitavam cegas.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Ela tem mais apego por um canivete, por ser extremamente especial pra ela, e por acalmá-la nos seus momentos de crise e agressividade.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Sua irmã que estava à beira da morte teve com última missão cuidar de sua irmã Marnie. Procurou trazê-la para o mundo social, fazendo com que ela fosse mais comunicável usando as mãos (libras) a deixando menos agressiva. Que assim, foi criado um sentimento inestimável de afeto e um enorme entendimento de fé e esperança.

    6- Como se dar a educação da menina?
    Devagar, com enorme fé em Deus e educação religiosa priorizada Marnie começou a se expressar e perceber o que os outros têm a transmitir, assim, demonstrando sentimentos e dificuldades apesar de suas limitações.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    Marnie, aprendeu a língua de sinais utilizando as mãos, que como ela gostava do canivete era o jeito mais fácil que a irmã via dela aprender.

    8- Quando ela encontrou-se com seus pais, quais são as palavras que elas querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    A mãe queria que ela falasse mamãe e o pai falasse olá.

    9- Como ela conhece a morte?
    Quando a freira começou a mostrar pra ela a diferença de quem está vivo e quem está morto. Após, a própria freira que quem ela tanto amou falece causando muita tristeza para Marnie.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Ela fica com turbeculose e não quer vê-la morrer por isso não quer mais comunicação.

    O que mais me tocou no filme foi como uma linguagem nova pode ser trazida para o convívio de todos. Que apesar de todos os problemas de Marnie, a irmã do convento jamais desistiu dela, sempre com muita esperança e fé em Deus, demonstrando sempre sentimentos e afetos, que aos poucos foi transformando Marnie, e incluindo na sociedade tirando toda sua agressividade e fazendo com que ela saísse do mundo da escuridão.
    ALUNA FERNANDA CATHARINA SOARES OLIVEIRA - 8ª PERÍODO B

    ResponderExcluir
  2. 1. Ao assistir ao filme, o primeiro impacto que tive consistiu na impressão do quão difícil e incompreendida (por muitas vezes) é a pessoa com alguma deficiência. No caso do filme em questão, se trata da vida de uma garota surda e cega, a qual apresenta um comportamento tido como o de um animal selvagem, até então às margens da sociedade, uma vez sua dificuldade em socializar.

    2. A primeira comunicação entre a garota e a irmã se deu a partir do toque, quando a menina sentiu o rosto da freira. Isto ocorreu enquanto a garota tentava fugir do grupo de irmãs e, para isto, decidiu se esconder em cima de uma árvore.

    3. É certo que as irmãs não aceitaram a garota pela primeira vez considerando que, além de surda, é cega; ademais, não se pode olvidar de pontuar que o comportamento indisciplinado da menina também foi motivo para tanto.

    4. O objeto o qual a garota apresenta mais apego é um canivete.

    5. A partir da chegada da menina no convento, a irmã, em inúmeras tentativas, estabelece a língua dos sinais, por meio do toque, para se comunicar com a garota.

    6. Insistentemente, a irmã tentou disciplinar a garota a inserindo na convivência junto às outras meninas. Em exemplo, persevera em fazê-la sentar-se e realizar as refeições conjuntamente. Assim, impõe regras, anteriormente não conhecidas.

    7. Após a irmã estabelecer tentativas de comunicação por meio da linguagem de sinais, a garota dá seu primeiro avanço quando aprende o sinal da faca. A partir disto, se abre às descobertas.

    8. Quando encontra seus pais, estes pedem à garota para que ensine, em língua de sinais, às palavras "olá" e "mamãe".

    9. A menina passa a conhecer a morte no momento em que a freira começa a fazer comparações, mostrando a diferença entre quem está vivo e está morto ao demonstrar que quem está vivo pode sentir o ar, seu coração bate e seus membros do corpo se movimentam.

    10. A irmã passa a não querer mais a comunicação com a menina quando adoece, porque julga não estar pronta para permitir que a garota veja sua morte. A doença da freira era tuberculose.


    RESUMO:
    Por meio do filme denominado "A Linguagem do Coração", se pode compreender a história de Marie, a qual é cega e surda. Esta, por sua vez, é uma garota criada por seus pais, que têm dificuldades para discipliná-la.

    Diante da dificuldade em criar Marie, seus genitores decidem entregá-la a um convento que lida com garotas surdas. No entanto, esta expectativa é frustrada quando as irmãs percebem a indisciplina da garota.

    Ocorre que, uma vez a tentativa de deixar Marie em um convento, uma das irmãs sente-se impulsionada a ajudá-la. Assim, pede permissão à madre superior para educar e cuidar da garota, o que, no primeiro momento, é negado.

    Perante este enredo, posso afirmar que o que mais tocou-me foi a disponibilidade e o interesse da irmã em investir na vida de Marie, até então incompreendida e marginalizada socialmente. Ademais, devo pontuar a insistência da freira, embora os poucos progressos, em continuar firme no seu próposito mesmo quando, aparentemente, já não mais acreditava.

    Camilla Cavalcante de Menezes Amorim Melo. 8° período B.

    ResponderExcluir
  3. 1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    De uma menina criada pelo e pela mãe, surda e cega, muito rebelde, que não tomar banho, não se veste bem, não penteia o cabelo e não deixa que ninguém faça isso com ela e não deixa que a mãe faça. E os pais decidem levar ela para um convento que cuida de surdos, mas as freiras não aceita ela, porque o convento lá é para surdos, e ela é surda e cega.

    2. Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    A primeira comunicação é quando ela tenta fugir do convento para não ficar internada e a freira vai lá tentar falar com ela, mas ela não aceita da primeira vez, justamente porque ela é rebelde.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Por ela ser cega.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Tem um grande apreço por um canivete, que lhe traz muita muita e ela o tem como um amuleto em sua vida.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    A freira começa a comunição com ela, por meio de libras, só que ela é cega. É quando ela tem a idéia de comunicar-se com ela através das mãos, é quando ela lembra do canivete que ela tem como seu amuleto e colocando em suas mãos, através do tato, para ela começar a sentir as coisas como forma de linguagem.

    6- Como se dar a educação da menina?
    Lenta, com com bastante dificuldades, mas com grande fé em Deus. E acreditando que o objetivo seria alcançado.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    No momento em que ela começa a utilizar o canivete como forma de dedução das coisa.

    8- Quando ela encontrou-se com seus pais, quais são as palavras que elas querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    A mãe gostaria que ela chamasse Mamãe, e o Pai gostaria que ela dissesse Olá..

    9- Como ela conhece a morte?
    Quando a freira começou a mostrar pra ela a diferença de quem está vivo e quem está morto. Após, a própria freira que quem ela tanto amou falece causando muita tristeza para Marnie.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Quando ela fica doente de tuberculose, e ela não quer que marnie a veja morrer.


    O que mais me tocou no filme foi o encontro entre Marie Heurtin e a irmã Marguerite. Onde Marguerite decide fazer com que a jovem cega e surda tenha uma vida de fato, abandonando a mera existência, ela assume a árdua tarefa de educá-la e socializá-la, e o outro fato e de ver aquela garota tão feliz está na verdade amordaçada na carroça que a conduz. Observando assim o contraste entre liberdade e prisão só que de forma mais profunda: a personalidade de Marie presa em um corpo que supostamente lhe impede de manter contato com o mundo exterior.

    EDUARDO FELIX DA SILVA 8º PERÍODO TURMA " B"

    ResponderExcluir
  4. 1- No primeiro contato com o filme senti a dificuldade dos pais em lidar com aquela condição da filha. Achei super interessante também o convento dedicado às pessoas surdas e mudas.

    2- O primeiro contato é através do toque, quando ela está em cima da árvore.

    3- Porque além de surda e muda, ela era cega. Seu comportamento hostil e indisciplinado também pesou para a negativa em aceitá-la.

    4- O canivete, que trás lembranças de casa.

    5- Assim que ela chega às irmãs fazem um fila e ela vai tocando o rosto de cada uma. A irmã que a trouxe teve muita dificuldade e até pensou em desistir, porém após vários meses ela começou a ceder e tudo ficou mais simples quando ela aprendeu a línguas de sinais.

    6- Se dar através de muita insistência, paciência e amor. Porque sem essas três coisas a irmã não teria conseguido. E com muita fé em Deus , aos poucos ela foi conseguindo que a menina fizesse coisas simples como sentar à mesa para as refeições.

    7- No momento em que ela aprende o sinal do canivete desperta nela o interesse de aprender os sinais de tudo. Aprendendo muito rápido tudo o que lhe era ensinado.

    8- Eles a pedem pra ensinar como se diz olá,mamãe e papai na língua de sinais.

    RESUMO

    A maior lição que aprendi com esse filme foi a perseverança. Acreditar que o resultado pode até demorar, mais se insistirmos e dermos o nosso máximo, um dia conseguiremos alcançar o que desejamos. Apesar de toda dificuldade encontrada pela irmã ela não desistiu, ela acreditou e seguiu tentando dia após dia. Sabendo o quão importante seria pra menina aprender aquela linguagem para poder conviver em sociedade. E vi também o quanto pode ser difícil aprender uma nova língua , mas que nada é impossível.
    DÉBORA NATHALIA GOMES DOS SANTOS 8° PERÍODO NOTURNO

    ResponderExcluir
  5. THOMAS FERREIRA DOS SANTOS:
    8ª Período: , turma “B”

    1) No, decorrer do filme eu pode compreender melhor as dificuldades que as pessoas que nascem com essas limitações, o quão era difícil para ser entendida, sem sofrer qualquer ato discriminatório, até mesmo no meio de sua família.

    2) Na, tentativa de fugir, do convento ela sobe na árvore, para se esconder daí acaba tendo o primeiro contato de comunicação, com a irmão do convento.

    3) Pelo, comportamento de rebeldia que a menina portava, além das deficiências congênitas.

    4) O objeto que ela tinha mais carinho, sem dúvida o canivete, o qual traz lembranças de sua casa.

    5) Com muita dificuldade, porém com muito esforço e perseverança a menina aprendeu a língua de sinais.

    6) Com muita dedicação, amor, esperança a irmã considera esse desafio uma missão apesar de todas as dificuldades enfrentadas por ela e pela menina foi um plano divino escrito por DEUS.

    7) A princípio o uso do canivete deu a percepção para o aprendizado, para a linguagem de sinais.

    8) Quando à menina já estar em evolução na linguagem das línguas, o desejo de sua mãe, e que ela a chame de mãe, e de seu pai que ela diga “olá”.

    9) Quando a irmã Marguerite utiliza com expressões do corpo, como o coração batendo trazendo assim a percepção de vida e morte.

    10) Ela não queria com a sua morte o sofrimento da menina, pois era portadora da doença de tuberculose, e certamente ela iria sofrer muito com sua partida.

    Resumo: O filme deixa para todos que assistem lições muito ricas, que o verdadeiro valor da vida não consiste em viver para se, e sim para servir seja qual o caminho que se deva traçar, uma verdadeira lição de vida, de amor de compreensão, permita-me citar esse texto pois fundamenta o que a irmã Marguerite expressa no filme. “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
    1 João 4:7-8

    ResponderExcluir
  6. 1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    O quanto é difícil reaprender novos meios de comunicação, tendo uma deficiência, repreender que novos caminhos é possivel quando conseguimos encontrar um porto seguro, o qual, nos mostre que independente de podermos ver ou sentir, encontraremos inúmeros desafios no decorrer de nossas vidas, cada um com sua extremidade ou facilidade, mas com certeza cada desafio, nos oferta uma lição que servirá por toda vida.

    2-Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?

    Quando a Marie tenta fugir do convento para não ser interna, mesmo não aceitando a irmã tenta seu primeiro contato, a tocando no rosto.

    3-Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    As irmãs sentem a dificuldade, tendo em vista que Marie é surda e cega.

    3-Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?

    O canivete, que a a faz transgredir a casa junto a seus pais.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?

    Usando a língua de sinais, com o toque de suas mãos.

    6- Como se dar a educação da menina?

    Trazendo-o ao convívio coletivo, prevalecendo a linguagem de sinais.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?

    A irmã passou a perceber o apego que a menina possuía junto ao canivete, usando o objeto estimado, passou a ensina-lá com ele.

    8- Quando ela encontro-se com seus pais, quais são as palavras que elas querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?

    "Olá e Mamãe"

    9- Como ela conhece a morte?

    A freira unindo as mãos junto a Marie, tocou a irmã que estava sendo velada, fazendo diferenciação entre a respiração, os batimentos do coração e a temperatura de ambos.

    10-Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?

    Por não aceitar a morte, tendo em vista que com isto, não teria mais o contato com Marie, a qual, sentia amor de mãe.
    Tuberculose.

    #RESUMO#
    O Filme a Linguagem do Coração, consiste em uma história real, o qual, descreve a história da menina Marie, que nascera surda e cega e que seus pais devido a seu comportamento rebelde e antisocial, decidem interna-la em um convento.
    Fato que no primeiro momento, refletiu a menina a sensação de abandono e revolta constante.
    Revolta esta, que ao conhecer a irmã Marguerite passara a sanar, pois fora através da mesma que a menina passou a descobrir que em meio a tantas dificuldades e revolta, se é possível reaprender, de acordo com as dificuldades estabelecidas.
    Marie, passara a aprender a linguagem de sinais, com o toque das mãos, utilizando o objeto que sempre teve apreço e a transgredia a sua infância junto a seus pais. Que no momento inesquecível os mostrou o que aprendeu, usando a linguagem de sinais.
    Aprendeu a se expressar, andar, ter convívio coletivo, como também diferenciou a vida da morte.
    Apredera que é possível multiplicar o que se aprende, como forma de gratidão, guardando as boas lembranças e agradecendo a conquista.
    O filme, reflete nitidamente que independentedos desafios que a vida propõe, seremos sempre capazes de supera-los, respeitando o momento e esperando pacientemente seu tempo, mas nunca esquecendo que a fé supera desafios e opera milagres, incapazes de se dissolver com a distância.


    Aldineire Shirlene Santos Alves
    8° Período "B"

    ResponderExcluir
  7. AMANDA LETÍCIA OLIVEIRA FRANCO MUNIZ
    8º PERIODO, TURMA B.

    1- O primeiro impacto ao assistir o filme é sentir a dificuldade de Marie de viver em um mundo onde as pessoas não a compreendem, o quão difícil é para ela não saber se expressar, dizer o quer, ou o que sente, isso nos põe da realidade impressionante que foi para Marie aprender a se comunicar com as pessoas, graças ao esforço e persistência da irmã Marguerite.

    2- A primeira comunicação entre Marie e a irmã Marguerite foi através do toque, quando Marie se sente assustada e sobe em uma árvore e a irmã quer fazê-la descer.

    3- As irmãs costumavam educar apenas meninas surdas, quando Marie apareceu elas a viram como um desafio muito grande, pois não sabiam como iriam ensinar libras a uma para uma garota cega, e também o comportamento de Marie foi um dos motivos para que não fosse aceita.

    4- Marie tem muito apego a um canivete, que foi dado pelo seu pai e por isso traz lembranças de seu pai, de sua casa, ela tem o olfato aguçado então ela fica sempre cheirando o canivete e isso a acalma.

    5- A comunicação no convento sempre foi a língua de sinais, mas com a chegada de Marie, após inúmeras tentativas de ensiná-la a língua de sinais, sem êxito, foi estabelecido pela irmã Marguerite a língua de sinais através do toque para se comunicar com a garota.

    6- Com muita persistência da irmã Marguerite, a garota passa a aceitar os ensinamentos, e aceita sentar-se à mesa junto as outras meninas, aceita tomar banho e pentear os cabelos e deixa de resistir ao novo.

    7- A imã persistentemente tenta ensinar a Marie o sinal de faca, sinalizando o objeto que ela mais gosta que é o canivete, após dias de tentativas frustradas, quando a imã pensa em desistir, Marie repete o sinal sozinha, e a partir daí ela quer descobrir mais e mais coisas.

    8- Quando finalmente a garota reencontra seus pais, eles querem aprender a língua de sinais, para se comunicar com ela, então eles querem saber como são os sinais de “Olá” e “mamãe”.

    9- Ela passa a conhecer a morte quando uma irmã do convento morre, então a irmã Marguerite a mostra sinais de como perceber se alguém está morto, ela mostra a ela que a pessoa não respira, o coração não bate, o corpo fica frio e não se move.

    10- Quando a irmã Marguerite piora ela impede que Marie a veja no estado em que se encontra, pois alega não estar pronta para falar com Marie, mas ela cede quando a madre tem uma conversa com ela e afirma que ela não está pronta, mas Marie está pronta para se despedir. A irmã estava doente de tuberculose.

    RESUMO

    O filme retrata a história de Marie, uma garota surda e cega, que se expressava de maneira agressiva porque ninguém a compreendia.
    Pelo fato de não conseguirem educar Marie, seus pais decidem manda-la para um convento, mas ao chegar lá ela foi rejeitada, pelo seu comportamento grosseiro e agressivo.
    Mas a situação de Marie comove a irmã Marguerite, que pede para a madre superiora para ajudá-la, mas de primeira seu pedido foi negado, mas após insistir bastante ela consegue o consentimento da madre e viaja a pé em busca de Marie. A partir daí começa, a grande tarefa da irmã em educar e socializar Marie.
    O mais tocante no filme, é a persistência da irmã em educar Marie, mesmo ela sempre resistindo a irmã nunca desistiu.
    Os momentos mais emocionantes é quando Marie reencontra seus pais e também quando a irmã está doente e ela faz questão de cuidar dela mesmo com suas impossibilidades, ela cuida com o maior amor do mundo, tudo isso em forma de gratidão e reconhecimento por tudo que a irmã fez por ela.

    ResponderExcluir
  8. 1- O primeiro impacto é forma como a menina é tratada pelos pais pelo fato de ser surda e cega, e a dificuldade de ambos para poder se comunicar e até de realizar tarefas básicas do dia a dia.

    2- A primeira comunicação ocorreu quando a menina tentou fugir do convento e dirigiu-se a uma árvore, se aproximando então a freira e onde ocorreu o primeiro contato com a menina.

    3- Porque acreditam que é impossível ensinar e mudar a realidade da menina.

    4- O objeto que tem mais apego é uma faca/canivete, pois trás lembranças de sua casa.

    5- A comunicação acontece através da língua de sinais.

    6- A educação da menina acontece de forma gradual, por conta da insistência da freira e o convívio com as demais meninas.

    7- Através do canivete que era seu objeto de grande apego, a irmã sabiamente utilizou de suas mãos para ensina-la o sinal da faca e progressivamente os demais sinais.

    8- As palavras "mamãe" e "olá"

    9- Ela conhece a morte quando a irmã, por meio da comparação entre uma pessoa viva e morta, mostra a respiração e o batimento do coração.

    10- Porque acredita não estar pronta para que a garota veja sua morte. A doença da freira era tuberculose.

    O que mais me tocou no filme foi a perseverança da freira, que apesar de todas as dificuldades insistiu ate conseguir educar e ensinar uma forma de se comunicar para a menina.


    Manuella de Paiva Teixeira Gomes

    ResponderExcluir
  9. ROSIANE DE ASSIS PEQUENO
    8º Período, B
    1. Primeiramente o filme "Linguagem do Coração", relata a posição das irmãs freiras, mulheres consagradas a religião que ajuda crianças no processo de inclusão na sociedade. No decorre do filme narra a história de uma da irmãs e uma menina, pois uma delas se interessou como ouvinte em ensinar o que aprendeu a Língua de Sinais, o caso para irmã era diferenciando já que a menina além de surda era cega, observando muita solidão e sem perspectiva de vida na menina decide e determina irredutivelmente a ser sua mestre, mesmo sabendo que sua saúde esta debilitada.
    2. A comunicação entre elas a princípio não houve, pois a menina não aceitava outro convívio que não fosse de seus pais.
    3. As irmãs freiras não aceitavam pelo fato da menina além de surda ser cega, limitando sua inteligência e capacidade, pois sua agressividade e ignorância espantava a todas. Não enxergando possibilidade de mudança para a mesma.
    4. O objeto é um canivete, pois lhe recordava algo bom, provavelmente de seu pai, o qual lhe tratava com muito carinho e atenção.
    5. A irmã sendo a única a acreditar em sua capacidade, dedicando-se a lhe ensinar a Língua de Sinais, como o meio de comunicação. Pelo seu excesso de perseverança, conseguindo êxito no que fez, chama responsável do Convento a Madre e as demais freiras para vê o que conseguiu em sua evolução em discernir o sinal do objeto faca.
    6.O seu aprendizado é lento, pois tudo é desconhecido até então. Depois de muita insistência e dedicação a menina começa a associar os sinais aos objetos e as palavras, iniciando sua educação e sua interação com as irmãs e as crianças.
    7. Com muita insistência e perseverança cotidianamente, até que um dia através de seu objeto de mas apego, observou a possibilidade de iniciar a Língua de Sinais, com o sinal da faca e a menina compreendeu entre o sinal e o objeto obtendo êxito.
    8. Na ansiedade de reencontrar com seus pais, ja podendo se comunicar e totalmente mudada. Com a chegada de seus pais a menina mostra muita empolgação em mostra como esta bem e que agora pode se comunicar, expresando o que aprendeu com a Língua de Sinais. Seus pais curiosos em também saber se comunicar com sua filha, lhe pergunta como é 'pai' e 'mãe' e se abraçam mostrando a alegria de saber que sua filha agora sabe se comunicar.
    9. Até o momento não sabendo da existência de morte a menina, a irmã passa mal no dia da visita de seus pais, não a vendo mais, pois a irmã possuía uma doença incurável e piorou seu estado. Ficou sabendo que a menina já não comia e nem se comunicava, decide retorna ao Convento. Com isso, uma das irmãs vem a óbito, percebendo a oportunidade de lhe explicar sobre a morte, sobre o que é vida quem respira e tem os batimentos cardíacos e falecimento que não mais vive.
    10. Com uma doença incurável, decide não mais esta em companhia da menina, pois seu quadro agravou. Com a falta da irmã que se isolou, a menina começa a perguntar pela irmã, sendo que a mesma se retirou do Convento pois sabia que seus dias estavam contados. Pois para a irmã seu sentimento pela menina era de mãe e filha, pensando que seria difícil para a menina aceita sua partida, mas na verdade estava sendo árduo para a irmã deixa-la.

    ResponderExcluir
  10. RESUMO

    O filme 'Linguagem do Coração', retrata uma história impactante, da vida de uma irmã de um Convento que cuidava de crianças surdas e de uma menina surda e cega. Onde duas vidas se cruzam, quando seu pai leva a menina ao Convento na tentativa de mudança para a filha pois sabia que lá ajudava crianças, quando a irmã observou a atitude agressiva da menina, decide ensina-la a Língua de Sinais.
    No primeiro contato pode perceber que a menina precisava dela, pois seu semblante era de solidão, tomando a decisão de ser sua mestre pois enxergou capacidade e potencial na menina. Não há limitou por causa da sua surdez e cegueira, com perseverança e insistência cotidianamente, observou resultado no dia que soube diferenciar o objeto do seu apego que era o canivete, a palavra. Sendo através da Língua de Sinais sua inclusão no Convento e educação. Até que seus pais decidem visita-la sua empolgação para ve-los era muita, quando seus pais chegam que vê a mudança e sua filha conversando lhe trazendo uma alegria por saber que sua filha foi educada e que agora pode se comunicar.
    No dia da visita de seus pais a irmã passa mal e desmaia, pois a mesma possuía uma doença incurável, decidindo se afasta da menina indo embora, com medo dela não entende pois até o momento a menina não sabia o que era morte. Mas a menina começa a sentir sua falta e perguntar pela irmã e ninguém responde, tomando a atitude de não mas comer e nem se comunicar. Sabendo disso a irmã decide voltar ao Convento pois a mesma se senti na obrigação como mestre de esta perto dela, mesmo sabendo que seus dias estavam contados.
    Com isso, uma das irmãs vem a óbito, percebendo a oportunidade de lhe explicar sobre a morte, sobre o que é vida quem respira e tem os batimentos cardíacos e falecimento que não mais vive.
    Revela que isso acontecerá com ela em breve, a menina não aceita mas a irmã explica que é vontade de Deus. Nos dias consecutivos a irmã piora da enfermidade e a menina decide cuidar dela até o final, chega o dia do seu falecimento, a menina decide continuar com o que aprendeu, tornar permanente a lembrança de quem mudou sua vida, perpetuar com os demais que iriam chegar no Convento, pois ela queria ser uma mestre como sua mestre.

    ResponderExcluir
  11. 1- Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?

    R. o primeiro impacto é a maneira como as pessoas, quando não se adequam a sociedade, isso é facilmente perceptível no filme, in casu, a menina deficiente visual e surda, são postas de lado, preteridas e rejeitadas, o que nos remete também ao tema da “inclusão”, de tanta relevância e pouco discutido na sociedade.

    2- Como se dá a primeira comunicação entre a menina e a irmã?

    R. na tentativa de fuga, quando esta, relutante em estar ali, encontra uma árvore e a irmã pacientemente tenta convencê-la do contrário, tentando convencê-la a sair dali. Desse modo, ocorre a aproximação e o primeiro toque.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?

    R. pela aparente dificuldade e obstáculo que seria ter que lidar não só com a surdez, como também com a deficiência visual que a menina apresentava.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto traz?

    R. um canivete. Este objeto possuía um significado especial, conferia paz e a ajudava a acalmar-se, por tratar-se de algo que trazia boas recordações.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?

    R. a regra consiste no uso da língua de sinais, mas pela dificuldade encontrada na tentativa de utilizá-la com a Marie, a irmã propôs um novo método em que ela pudesse ser incluída e melhor compreendida.

    6- Como se dá a educação da menina?

    R. a irmã em todo o momento foi paciente, bondosa, altruísta e, sobretudo, perseverante. Pela delicadeza e amor demonstrados nos diversos momentos em que esteve ensinando, pela doçura no toque, e, sem dúvidas, Marie absorveu da melhor maneira possível, aprendendo a portar-se de maneira surpreendente e inédita.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?

    R. a irmã em momento algum esmoreceu, mesmo diante da dificuldade em lidar com Marie, percebeu no objeto que ela portava a maneira mais fácil de conduzi-la e ensiná-la a língua de sinais, por meio do canivete, estimulou o primeiro sinal e gradativamente, estimulou o aprendizado.

    8- Quando ela encontrou-se com seus pais, quais são as palavras que elas querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?

    R. seus pais ficaram entusiasmados para comunicar-se com a filha, inclusive, pediram que esta os ensinasse as palavras “olá” e “mamãe” na língua de sinais.

    9- Como ela conhece a morte?
    R. por intermédio de analogias feitas pela irmã Marguerite.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?

    R. ela gostaria de poupá-la, pois não imaginava qual seria a sua reação, embora acreditasse que esta dificilmente aceitaria a sua partida. A irmã estava acometida de Tuberculose.

    Resumo:
    O filme nos ensina que perseverança também é uma virtude, de tanto insistir, a irmã conseguiu fazer com que Marie fosse incluída, compreendida, aceita e amada. O caso em tela nos leva a reflexão, pois, hodiernamente, nos deparamos com pessoas e situações que são difíceis de lidar e, quase sempre, na primeira oportunidade, costumeiramente são abandonadas, porque a sociedade nos faz ignorar qualquer coisa que nos tire a paz, bem como aquilo que nos coloca em situações pouco cômodas, imagino que se a irmã pensasse assim o desfecho do filme seria outro. Entretanto, a postura dela é de uma benevolência e amor, indescritíveis e imensuráveis, algo raro.


    Discente: Emily Carla Alves dos Santos Pereira. 8° período B.

    ResponderExcluir
  12. O filme é, realmente, impactante pois leva o telespectador a uma realidade com a qual poucos estão familiarizados. A vida e as dificuldades enfrentadas por uma jovem que é cega e surda de nascença.
    Os próprios pais, sendo muito humildes, não sabiam mais o que fazer. Porém, uma freira persistente e determinada, encantou-se com a oportunidade de salvar a alma presa daquela menina, desde quando seu pai a levou ao convento.
    O primeiro encontro da Irmã com a menina se deu numa árvore, quando a irmã buscou um contato com a jovem, que reprimiu de maneira bastante agressiva.
    Em virtude dessa extrema rapidez e agressividade com a qual a menina respondia a todos que tentassem interagir com ela, as irmãs da ordem tiveram receio de não conseguir educá-la e por esse motivo não a aceitaram da primeira vez. Porém, uma freira em especial decidiu ver além dos olhos físicos, enxergou com os da fé e viu como aquela jovem poderia ser melhor e mais feliz.
    A jovem tinha um forte apego a um canivete, presente de seu pai. Esse simples objeto a acalmava, pois trazia-lhe lembranças de sua casa e família.
    No convento a comunicação se dá por meio do tato e do olfato. A jovem conhece as irmãs tateando-lhes a face e sentindo seu cheiro.
    A menina é muito resistente à educação, o que é bastante lógico para alguém que não escuta, não enxerga e está vivenciando uma rotina totalmente nova distante de seus pais. Há muita relutância em permitir que lhe pentei os cabelos, que coma usando talheres, que vista-se adequadamente e que utilize a linguagem de sinais para se comunicar. Contudo, a persistência da freira provoca transformações na percepção da menina. A menina confia cada vez mais na freira e a medida que ela baixa a guarda a freira aproveita para ensinar.
    Foi assim que a freira conseguiu fazer com que a jovem aprendesse a primeira palavra em libras: "faca". Utilizando justamente o canivete de estimação da menina.
    Depois da primeira palavra veio a segunda, terceira e as demais de forma intensivamente rápida. Pois agora a comunicação era de interesse da menina.
    A jovem estava preparada para ver os pais, e foi lindo o reencontro dos três. Os pais mal podiam acreditar no que viam. Aquela menina rebelde havia se tornado uma jovem linda e meiga. Quiseram aprender como se diz "mamãe", e a menina ensinou tudo que eles queriam e precisavam saber para que se comunicassem e para que pudessem dizer o quanto a amavam.
    A menina conhece a morte ao tocar num corpo sem vida de uma irmã que acabava de falecer. Aproveitando o momento a freira que lhe educa resolve levá-la ao cemitério do convento.
    Tendo o estado de saúde da freira se agravado, a mesma resolve impedir que a jovem a veja num estado tão debilitado. Pois Estava com tuberculose e precisava descansar.

    Por mais que no filme se trate da linguagem dos sinais, o que mais me tocou foi a linguagem do Amor, que é maior do que todas as outras linguagens. Por mais que todas as irmãs tivessem o conhecimento da língua de sinais para ajudar a jovem selvagem a se comunicar, somente aquela que tinha um Amor maior conseguiu vencer os desafios que impediam que o objetivo fosse Alcançado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog